Com o lema unido origens e celebrando tradições, iniciou na última quinta feira dia 23 de outubro a 30º edição da Festa da Colônia de Gramado.

A festa ia ocorrer até o dia 12 de outubro no complexo de eventos do ExpoGramado, porém devido ao grande sucesso dos primeiros dias de evento, a festa foi estendida até o dia 17 de outubro, sempre buscando ratificar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, portugueses e italianos.

Dentre as diversas atrações da festa merecem um destaque especial a apresentação de diversas bandas típicas no espaço Pró-Cultura LIC e a gastronomia que é um dos ponto altos da festa com as cozinhas da Oma e da Nonna, os fornos de barro, o Wolff's Caféhaus com o autêntico café da colônia, os Biers Platz com os famosos bolinhos de batata, aipim e pastéis com massa artesanal. 

Fornos de barro, na edição deste ano.

Outra grande atração da festa são as agroindústrias na feira de produtos coloniais, que nesta 30º edição conta com os seguintes participantes:

-Família Pereira e Pereira Dias, Miranda e Lahnel da Linha Carahá, com doces e geleias. Morangos in natura.
-Família Seidler da Rosa, da Linha Ávila Alta, com geleias, compotas, conservas, feijão, moranga, kiwi, trufas, pé de moleque, cebola, pinhão, batata, queijos, milhos, alfajores, casquinhas de laranja e demais -produtos cultivados na propriedade.
-Família Horlle, da Serra Grande, com doces e geleias.
-Família Masotti, do Mato Queimado, com geleias, sucos, vinhos, biscoitos, salgadinhos, cocadas, mel, amendoim doce e salgado, casquinha de laranja cristalizada, alfajor, linguiça e marmelada.
-Família Wagner, da Linha XV, com frutas, geleias, feijão, suco, vinhos, chás e cervejas caseiras.
-Família Marschner, da Linha Furna, com biscoitos, cookies, cupcakes, casquinha de laranja, waffle, grostoli, e geleias do Roberto Weimer.
-Família Cavichion e Ecker, da Linha Bonita, com graspa, licor, erva-mate, frutas passas, frutas desidratadas e caipirinhas.
-Família Backes, da Linha Ávila Baixa, com mel em favo, balde e potes, sachês de mel, extrato de própolis, massas, capeletti e tortéi.
-Família Lazaretti, da Linha Tapera, com vinhos, graspa, licores, biscoitos, sucos, geleias, casquinha de laranja cristalizada e feijão.
-Família Cardoso Pereira e Serafim, da Linha Marcondes, com patês, mostardas, sal e cerveja.
-Família Weber, da Linha Moreira, com derivados da cana, biscoitos, massas, pizzas, batata doce assada, doce cremoso e bergamota.
-Família Cavichion e Mello, da Linha Furna, com suco de uva, maracujá, vinho, pinhão, geleias, spritzbier, conservas e compotas.
-Família Model, da Linha Marcondes, com mel em quilo, sache, favo própolis e cera.
-Irilo Gruszynski, da Linha 28, e Patrícia Wolf e Roseli Wagner, da Linha XV, com mudas de flores, árvores nativas, arbustos, frutíferas e temperos.
-Família Marcon, da Linha Bonita, com frutas desidratadas, passas, geleias e frutas in natura.
-Família Burtet, da Serra Grande, com facas artesanais e ferramentas agrícolas.
-Família Ruppenthal, da Linha Marcondes, com queijos, iogurtes, doce de leite e demais derivados.
-Família Andreis, do Morro Agudo, com linguiça, salames, copa, defumados, banha, conservas, torresmo, compotas e geleias.
-Família Augsten, da Linha Ávila Baixa, com doce cremoso de frutas, geleias e morangos in natura.
-Família Herold, do Morro Agudo, com biscoitos doces, salgados, massas, capeletti, tortei, nhoque, ravioli, grostoli, waffle e stroopwaffle.
-Família Luedke, da Linha Marcondes, com suco de uva.
-Família Calhiari Klemann e Kuhn, da Linha Tapera, com   doces em calda, geléias e crem.
-Eliezer Nascimento de Lima, da Serra Grande, com ovos caipira.

Uma novidade na Festa da Colônia este ano é o transporte gratuito diário que ocorre do centro da cidade até o complexo da ExpoGramado onde a festa é realizada.

As saídas são sempre de hora em hora a partir das 11 horas em frente à Rua Coberta na Avenida Borges de Medeiros e os retornos a partir das 11h30min do Expogramado até o centro também a cada hora. 

O visitante poderá permanecer na festa o tempo que desejar e o último trajeto de retorno realizado pelo transporte é às 19 horas.

A festa conta também com estacionamento gratuito, e é realizado um controle de entrada de visitantes para atender as normas de distanciamento controlado em virtude da pandemia.

Para mais informações, cardápios e programação da 30º Festa da Colônia de Gramado, você pode acessar o site oficial do evento festadacolinia.net.br