O 35º Natal Luz de Gramado, liberou a sua programação oficial, o evento ocorre entre os dias de 22 de outubro até 30 de janeiro de 2021, totalizando 101 dias de evento, devidamente adaptado ao contexto da pandemia mundial, sem os tradicionais espetáculos que acontecem em arenas com grandes públicos, mas com diversas atrações gratuitas que ocorrem por toda a cidade.

A abertura oficial acontece nesta quinta-feira 22 às 18 horas, na Villa Bertti com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Gramado, porém em função dos protocolos sanitários, a participação nesta cerimônia será restrita a convidados.

Entre as atrações confirmadas estão:

Decoração

A ornamentação da cidade ficou a cargo da diretora de decoração do Natal Luz, Cláudia Casagrande, este ano recebeu uma atenção ainda mais especial e é novamente um dos pontos mais altos do evento. A cenografia propõe conciliar de maneira sublime a alegria e o encantamento do Natal e está presente em tempo integral ao longo de várias ruas de Gramado. Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes, rotatórias mágicas e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos elementos que dão vida a decoração.

Rua das Renas

Ao longo dos 101 dias do Natal Luz, a Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado, se transforma na Rua das Renas. Legítimas obras de arte e devidamente renovadas, decoradas por artistas plásticos gramadenses conferindo um colorido especial e proporcionando uma exposição artística única. A Rua das Renas nesta 35ª edição do evento prestará homenagem à imigração de Gramado. Vale lembrar que as renas, alguns dos símbolos mais característicos do Natal, recebem iluminação especial durante a noite.

Acendimento das luzes

Todos os dias, a partir do dia 22 de outubro, às 20h, as luzes da Cidade e os arcos da Av. das Hortênsias se acendem e renovam os bons sentimentos do Natal. O acendimento das luzes é um momento sublime e que, honrando o nome do maior evento natalino do Brasil, proporciona e celebra ao entardecer a chegada de noites encantadas que as luzes de Gramado iluminam, criando um novo cenário.

Trupe de Natal

A magia do Natal aparece na cidade de Gramado, personificada na Trupe de Natal. Com dramatização e música, a verdadeira mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens que emanam amor, emoção e alegria aos visitantes. Serão ao todo 1.200 apresentações durante a 35ª edição do Natal Luz. Com 12 aparições diárias, de 15 minutos cada, na rede gastronômica, hoteleira e parques. Diariamente, a Trupe de Natal estará às 15h no Mundo a Vapor.

Vila de Natal

O endereço da residência oficial do Papai Noel em Gramado é na charmosa Vila de Natal, o local é um amplo e simpático espaço em meio à Praça das Etnias, onde são encontrados produtos artesanais com motivos natalinos e com abertura agendada para o dia 7 de novembro, atendendo nos horários das 10h às 22h.

A Casa do Papai Noel

O Papai Noel virá diretamente para a sua casa, na Vila de Natal, onde estará se cuidando para estar saudável na noite de Natal. O Papai Noel estará interagindo com os turistas e a comunidade todos os dias das 14h às 18h, a partir do dia 7 de novembro.

Livro 35 anos

O dia 17 de dezembro marca o lançamento do livro dos 35 anos do Natal Luz de Gramado. Devidamente ilustrado com as fotos de Cleiton Thiele, há mais de dez anos o fotógrafo oficial do evento, o livro reúne lindas imagens que estarão numa obra singular a partir do olhar sensível e poético da empresa de Leonid Streliaev – Edições Especiais. Combinadas às imagens do Natal Luz, belíssimas fotos de Gramado integram a edição imperdível para quem acredita na magia do Natal.

Instrumentos de Fé

A integração entre espiritualidade, religião e arte respira viva em um dos eventos mais emocionantes da edição de 35 anos do Natal Luz de Gramado. Serão 35 participações dos músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado, a integração entre a música e a liturgia das missas e cultos religiosos será completa, dando uma fusão icônica de erudição e fé. Esse momento especial está marcado para começar no dia 25 de outubro, na missa das 10h30min, da Igreja Matriz São Pedro.

Rotas e Notas

Rotas e notas é um palco móvel, que percorre diversos pontos de Gramado, levando sobre si apresentações artísticas para quem quer viver a magia!

Trata-se de uma linda e inovadora atração dos 35 anos de Natal Luz de Gramado que vai acontecer diariamente às 19h, a partir de 7 de novembro, antecedendo o acendimento das luzes. Esse palco móvel contará com um toque de raridade especial, o Grupo Dreams/American Old Truck forneceu o modelo GMC W500 “Marta Rocha” de 1958 para abrilhantar ainda mais a ação.

Exposição Fotográfica - Natal Luz um Olhar

A exposição do fotógrafo Leonid Streliaev acontece a partir de 7 de novembro no Largo do Érico Veríssimo, registrando através de uma sensível e original visão, os espetáculos e os envolvidos em sua realização.

Tannenbaumfest

Tradicional evento que acontece há muitos e muitos anos. O Tannenbaumfest, é um concurso de decoração de pinheirinhos, um dos ícones do Natal. Empresas da cidade reúnem-se para decorar os pinheiros  espalhados na Avenida Borges de Medeiros, criando um cenário lindo e digno de toda a magia do Natal Luz.  São 35 pinheiros, número alusivo ao número de edições do Natal Luz e que no dia 7 de novembro serão devidamente enfeitados das 14h às 19h.

Concertos de Natal – 35 anos do Natal Luz

O tradicional concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner, buscará resgatar a espiritualidade e os sentimentos mais profundos que o Natal estimula em sua essência, apresentando músicas especialmente selecionadas. O primeiro concerto acontecerá na Igreja Matriz São Pedro, dia 13 de dezembro, às 13h. Já o segundo, está previsto para o dia 15 de dezembro, na localidade de Linha Nova, interior de Gramado às 18h, em comemoração ao aniversário da cidade. Ambas as atrações terão restrição de público em função da capacidade máxima dos locais conforme protocolos sanitários, e terão transmissão por canais digitais.