Nesta nova postagem, da série sobre o clima em Gramado, chegou a vez de falarmos sobre o mês de Abril, mês marcado por ser o primeiro mês que estará inteiro na estação do outono. Caso você não tenha lido sobre os meses anteriores: Janeiro, Fevereiro e Março, estão disponíveis nos links.

Durante o mês de Abril as temperaturas em Gramado costumam ficar em média na casa dos 15ºC, apresentando temperaturas bem mais baixas que nos primeiros meses do ano. Neste mês já é extremamente recomendável trazer casacos bem pesados junto na mala, pois não é raro acontecerem temperaturas perto dos 0ºC principalmente durante a noite e madrugada, como registrado no dia 29/04/2016, onde os termômetros chegaram a registrar a mínima de 0,7ºC segundo dados dos IMET.

Quanto às chuvas, historicamente costuma chover uma média de 152 mm durante o mês. Com a mudança de estação, começa também uma mudança no comportamento das chuvas. Nesse período elas deixam de ter uma curta duração e grande volume, para serem menos volumosas e mais contínuas, sendo comum em alguns casos ficar de dois a três dias com tempo nublado com chuvisqueiro, esse tempo em alguns casos pode atrapalhar um pouco passeios em locais abertos.

Outra grande característica do mês de Abril é a realização de dois grandes eventos em Gramado. O primeiro deles é as Comemorações da Páscoa em Gramado, onde toda a cidade fica decorada para a páscoa, e ocorrem vários eventos no período como apresentações temáticas, celebrações religiosas e muitas outras atrações. O segundo deles, e um dos mais tradicionais eventos da cidade, é a Festa da Colônia de Gramado, onde os moradores do interior da cidade, festejam as raízes coloniais dos imigrantes Italianos, Alemães e Portugueses que colonizaram a cidade. Tudo isso regado a muita música e comidas típicas, além de uma diversidade de produtos coloniais, que fazem a alegria dos moradores e visitantes. 

Para ver mais informações sobre o mês de maio clique neste link.