Dando continuidade a nossa série de postagens sobre o clima em Gramado e na Serra Gaúcha, nesta iremos falar sobre o mês de Fevereiro. Caso você não tenha visto a postagem sobre o mês de Janeiro você pode acessá-la através deste link.

As temperaturas durante o mês de Fevereiro costumam ficar na média de 21ºC, sendo esse um dos meses mais quentes devido a estar no ápice das temperaturas de verão na cidade, durante o dia a temperatura pode facilmente ultrapassar a casa dos 30ºC. Durante a noite em muitos dias é comum as temperaturas baixarem bastante, podendo em alguns casos estarem na casa dos 15ºC principalmente em dias chuvosos ou de muito vento.

Quanto às chuvas, historicamente costuma chover uma média de 168mm durante o mês. Embora possa parecer um montante grande, as chuvas durante esse mês caracterizam-se por apresentar pancadas isoladas e com grande volume de água e de curta duração, que ocorrem em horários diversos do dia, assim atrapalhando muito pouco os passeios a serem realizados durante o dia.

O mês de fevereiro costuma também ser o menos movimentado na cidade, principalmente devido ao fato de ocorrerem poucos eventos na cidade e também pelo fato de as pessoas optarem por viagens para a praia nesta época do ano  frente às viagens para a serra. Isso torna o período ideal para quem quer visitar a cidade gastando bem menos do que em outras épocas do ano, dando para economizar bastante principalmente nos valores das reservas de hotéis, que costumam ter um valor mais atrativo durante esse período.

Outra vantagem de quem visita a cidade nessa época é de praticamente não precisar pegar filas para nada, seja em parques, museus ou restaurantes, o que torna a viagem bem mais tranquila, e possibilita também a visitação de mais lugares em um período de tempo menor. A única ressalva neste ponto, é que muitos lugares costumam tirar férias coletivas durante o mês de fevereiro, então se você está viajando querendo visitar algum lugar específico é sempre bom verificar se o estabelecimento encontra-se aberto.

Para ver mais informações sobre o mês de Março, acesse o seguinte link.