Se você está programando a sua próxima viagem para Gramado ou para a Serra Gaúcha, umas das perguntas que você deve ter se feito é: Como será que é o clima da cidade nos dias que estarei lá? Visando lhe responder essa pergunta e com o intuito de ajudar você a planejar melhor o que vai dentro da mala, resolvemos escrever uma série de artigos onde vamos descrever mês a mês como é o clima na cidade.

Então para iniciar a série, claro que vamos começar falando sobre o mês de Janeiro. 

As temperaturas durante o mês de Janeiro costumam ficar na média de 21ºC, sendo esse um dos meses mais quentes na cidade, durante o dia a temperatura pode facilmente a casa dos 30ºC, porém a noite costuma esfriar consideravelmente principalmente em dias com rajadas de vento podendo em alguns casos ficar abaixo de 15ºC, então mesmo viajando no verão é bom levar ao menos um casaco leve junto para não ser pego de surpresa pelo frio.

Quanto às chuvas, historicamente costuma chover uma média de 168mm durante o mês. Embora possa parecer um montante grande, as chuvas durante esse mês caracterizam-se por apresentar pancadas isoladas e com grande volume de água e de curta duração, que ocorrem em horários diversos do dia, assim atrapalhando muito pouco os passeios a serem realizados durante o dia.

Este mês costuma ser muito bom para quem quer aproveitar para conhecer o Natal Luz de Gramado, pois durante o começo do mês normalmente costumam ocorrer os últimos espetáculos da atração, porém com uma quantidade de pessoas menor quando comparado aos meses de Novembro e Dezembro, além do Natal e uma época boa para quem quer conhecer melhor os parques da cidade, visto que a menor quantidade de visitantes e o tempo na sua maior parte do tempo firme ajudam a pode desfrutar melhor das atrações.

Para ver mais informações sobre o mês de Fevereiro acesse o seguinte link.