Hoje em nessa série de postagens sobre o clima em Gramado, vamos falar de um dos mês mais aguardados por quem quer visitar Gramado, o mês de Junho, mês este que marca o início oficial do inverno na cidade.

Durante o mês de Junho as temperaturas em Gramado costumam ficar em média na casa dos 12ºC ao longo do dia. Nesse mês por já estarmos dentro do inverno é bem comum a ocorrência de temperaturas negativas, sendo registrado 7 dias durante os últimos 10 anos onde as temperaturas ficaram abaixo dos 0ºC, além de diversos outros dias com mínimas variando entre 0ºC e 4ºC segundo dados oficiais da estação do Inmet

Quanto às chuvas, historicamente costuma chover uma média de 138 mm durante o mês de Junho. Sendo esse o mês menos chuvoso em volume na cidade, porém de maneira semelhante ao mês de maio, uma característica destas chuvas que é que elas costumam ocorrer em pouco volume e muitas vezes ao longo de vários dias o que muitas vezes acaba dificultando um pouco a visita de atrações ao ar livre, e também aumentando um pouco a temperatura quando comparado a dias de tempo limpo.

No mês de junho, também não costuma haver nenhum evento oficial ocorrendo na cidade, sendo este mês muito utilizado também para a realização dos mais diversos tipos de congressos. Diferentemente do mês de maio, durante o mês de junho o movimento de turistas na cidade aumenta, principalmente devido ao começo do inverno, o que torna as atrações da cidade um pouco mais disputadas, porém esse movimento a mais, pode ser facilmente compensado pelo aconchego e as sensações únicas que as temperatura baixas trazem para a cidade.

Na nossa próxima postagem falaremos sobre o mês de Julho, aguardem...