Dando sequência à série de postagens sobre o clima em Gramado, chegamos ao mês de Maio, mês que começa a marcar de maneira ainda mais significativa a transição das temperaturas mais quentes e amenas do verão, para o rigoroso frio do inverno gaúcho.

Durante o mês de Maio as temperaturas em Gramado costumam ficar em média na casa dos 13ºC ao longo do dia, podendo-se dizer que neste mês já estamos com um pé dentro do inverno, já que em alguns dias chega-se a registrar temperaturas mínimas na casa de 0ºC, como ocorrido no dia 17 de maio de 2013, segundo dados do Inmet.

Quanto às chuvas, historicamente costuma chover uma média de 145mm durante o mês. Sendo esse um dos meses menos chuvosos em volume na cidade, porém uma característica destas chuvas que é importante observar, é que elas costumam ocorrer em pouco volume e muitas vezes ao longo de vários dias o que muitas vezes acaba dificultando um pouco a visita de atrações ao ar livre, como o lago negro por exemplo.

Durante o mês de maio, a cidade não costuma ter nenhum evento oficial ocorrendo nela, sendo este mês muito utilizado para a realização dos mais diversos tipos de congressos na cidade. Isso torna o mês de maio uma ótima opção para quem quer buscar conhecimento através de um dos congressos ou simplesmente desfrutar do frio que faz na Serra gaúcha mas não de maneira ainda tão intensa, e com o bônus de ainda aproveitar a tranquilidade e os menores preços por ser um mês com menor quantidade de visitantes.

Para ver mais informações sobre o mês de Junho clique neste link.