Continuando com nossa série de postagem sobre o clima em Gramado, chegou a hora de falarmos sobre o último mês do verão, o mês de Março. Caso você ainda não tenha visto as postagens anteriores sobre os meses de janeiro e fevereiro, você pode acessá-los pelos links a seguir (Janeiro), (Fevereiro).

Durante o mês de Março as temperaturas em Gramado costumam ficar em média na casa dos 18ºC, nesta época já é possível notar uma diminuição da temperatura na cidade, principalmente quando comparados aos meses de janeiro e fevereiro, principalmente devido o fato deste mês marcar começo do outono.

Então se você está planejando vir a Gramado neste mês é recomendável trazer uma mala bem recheada tanto com casados quanto com roupas mais leves, visto que você pode ser surpreendido com dias em que a temperatura está bem baixa, como aconteceu no dia 29/03/2012, onde chegou-se a registrar a temperatura mínima de 4.6ºC e com dias de temperatura bem alta como 14/03/2020 onde a temperatura máxima chegou aos 32ºC, segundo dados da estação meteorológica do INMET localizada na cidade vizinha de Canela.

Quanto às chuvas, historicamente costuma chover uma média de 184mm durante o mês. Embora possa parecer um montante grande, as chuvas durante esse mês caracterizam-se por apresentar pancadas isoladas e com grande volume de água e de curta duração, que ocorrem em horários diversos do dia, assim atrapalhando muito pouco os passeios a serem realizados durante o dia.

O mês de março na cidade caracteriza-se por ser o mês onde voltam-se a realizar eventos na cidade, e começa haver um aumento no número de visitantes. Mais ao final do mês costuma-se iniciar as comemorações da páscoa na cidade, onde toda a cidade é decorada para comemorar essa data tão especial. Fica como dica para visitação nessa época, as diversas fábricas de chocolate caseiro, que nesse período já estão com os estoques cheios de guloseimas de páscoa que dão um ótimo presente para amigos e familiares. 

Para ver mais informações sobre o mês de Abril, acesse o seguinte link.