Uma das perguntas mais frequentes de quem está planejando uma viagem para Gramado ou Canela, é como se locomover no seu período de estadia? Para isso preparamos esse guia, para que você possa escolher a melhor maneira de explorar as cidades, conforme os os meios de transporte presentes na cidade.

A pé

Conhecer a cidade a pé é totalmente possível, para isso recomendamos que você procure uma hospedagem que fique no centro da cidade de Gramado, ou bem próximo a ele. O centro da cidade concentra uma grande quantidade de atrações famosas, como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e a Igreja de São Pedro, além de contatar com uma enorme quantidade de restaurantes, todos acessíveis com no máximo uns 15 minutos de caminhada leve. Porém para outras atrações mais distantes será necessário a utilização de algum outro meio de transporte como Uber ou transporte público.

Bicicleta/patinete

Uma outra maneira de se locomover, muitas vezes pouco explorada pelos turistas que visitam a cidade é utilizando bicicletas e patinetes. Diversos hotéis e empresas disponibilizam o aluguel destes equipamentos e em conjunto com a crescente rede de ciclovias da cidade, possiblitam a vista de lugares um pouco mais distantes do centro sem a utilização de automoveis, como por exemplo o Lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro.

Táxi/Uber

Para quem quer visitar lugares mais distantes, ou que esteja com preguiça de caminhar, uma boa opção é optar por táxis ou por aplicativos de transporte como Uber. A cidade conta com uma frota razoável tanto de taxistas quanto de motoristas de aplicativo, o que não deve gerar dificuldades para se conseguir uma corrida, independente do horário do dia ou da noite. A ressalva aqui fica por períodos de grande movimento como próximo do Natal ou durante o Festival de cinema, onde a procura por esse serviço aumenta muito diminuindo a disponibilidade.

O preço desta modalidade de transporte também não costuma ser muito alto, tendo em vista que as atrações não costumam ser muito longas entre si. Uma corrida de Uber por exemplo entre o centro de Gramado e o centro de Canela em uma tarde de movimento tranquilo fica na base de R$15,00. (Informações de valores coletadas em Abril de 2021).

Transporte de Estabelecimentos

Muitas lojas, restaurantes e hotéis, tanto em Gramado quanto em Canela, oferecem  transporte próprio para seus clientes. Eles comumente buscam as pessoas no hotel em que elas estão hospedadas ou no centro da cidade e depois da visita ou refeição, as levam de volta para o centro ou hotel em que estava hospedado. Recomendamos sempre antes de ir para o local desejado ligar para ele perguntando sobre esse transporte, pois ele varia muito de empresa para empresa e conforme a época do ano, mas essa é sempre uma boa opção para quem quer economizar em Táxi ou Uber 

Transporte Público

Outra opção de locomoção para quem visita a cidade é a utilização do transporte público. Existem linhas de ônibus que ligam tanto os bairros de Gramado e Canela, quanto as duas cidades. Infelizmente o transporte público em ambas as cidades, não apresenta uma qualidade muito boa, e muitas atrações tem uma quantidade de linhas limitadas que chegam até elas ou em alguns casos nem linhas tem. Sendo assim o transporte público somente é recomendado para pessoas que realmente estejam querendo economizar durante a sua viagem.

Ônibus Turístico

Uma outra boa opção para se locomover pela cidade, é através dos ônibus turísticos que operam nas cidades. Eles possuem um preço mais elevado quando comparado ao transporte público convencional, mas tem como grande vantagem, a linha passar pelos mais diversos pontos turísticos da cidade, em uma linha operada exclusivamente para turistas. Sendo essa uma boa opção para quem quer visitar vários lugares em um mesmo dia e economizar com corridas de Táxi ou Uber.

Carro

E claro, uma das opções mais comuns de quem visita tanto Gramado quanto Canela é a utilização de carros alugados para o deslocamento pelas cidades. A cidade conta com lojas das maiores locadoras de carros do país, além de algumas locadoras locais. A ressalva para quem preferir esta maneira de transporte é que o estacionamento principalmente no centro da cidade é bem disputado, o que pode fazer você perder alguns minutos a procura de uma vaga.