Se você está planejando a sua viagem para Gramado e região com toda a certeza deve ter ficado com pelo menos alguma das dúvidas a seguir, por isso elaboramos esse guia para você vir para a cidade preparado e não enfrentar nenhuma surpresa.

Localização: A cidade de Gramado fica localizada na Serra Gaúcha a cerca de 150 Km do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, principal via de entrada de quem vem para a região. Do aeroporto para a cidade você pode vir de várias maneiras como ônibus, transfer em grupo ou privativo e carro alugado. Para saber mais sobre os horários de ônibus você pode consultar o nosso post específico sobre isso (Horários  Ônibus)

Canela: A cidade de Canela fica ao lado de Gramado, a apenas 7km de distância entre os centros das cidades, então você poderá aproveitar as atrações de ambas as cidades sem muito esforço.

Telefonia: O código DDD da cidade de Gramado é o 54;

Energia: A rede elétrica da região é de 220V

Compras e alimentação: A cidade conta com uma enorme variedade de lojas e restaurantes, que atendem o mais variado estilo de pessoas. Os preços, principalmente durante os períodos de alta temporada costumam ser um pouco altos, então é bom deixar um dinheiro especialmente reservado para a alimentação.

Dinheiro: Praticamente em todos os estabelecimentos são aceitos cartões de crédito e débito e a cidade conta com agências de todos os maiores bancos do país como Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Santander e Bradesco, não sendo necessário andar com uma grande quantidade de dinheiro físico pela cidade.

Segurança: A cidade é extremamente segura, sendo muito raro relatos de roubo ou furto de turistas, e tranquilo caminhar pela cidade à noite, e não há pedintes na cidade, mas de qualquer forma é bom tomar cuidados como evitar de deixar pertences pessoais à vista dentro de carros por exemplo.

Hospitalidade: Os moradores da cidade costumam ser bem atenciosos e cordiais com turistas, sendo uma das características mais marcantes da cidade o respeito que todos os motoristas têm com as faixas de pedestre na área urbana da cidade.

Temperaturas: Temos uma série de postagens especiais sobre as temperaturas em cada mês do ano em Gramado, você pode acessá-las por estes links: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro.

Espero que essas dicas sejam úteis e que você tenha a melhor experiência possível em sua viagem.