Foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 12 de setembro, o 13º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, com a participação de 12 restaurantes, o evento ocorre na rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro.

O grande destaque da edição deste ano, fica por conta de este ser o primeiro evento presencial a ser realizado pela GramadoTur na cidade desde que foi declarada a pandemia no Brasil, em março de 2020, para isso foram estabelecidos rígidos protocolos de biossegurança, que devem ser seguidos por todos que participam do festival.

Os 12 restaurantes que participam da edição deste ano, servem pratos salgados e doces pelos valores de R$30,00 e R$20,00 respectivamente, além dos restaurantes também é oferecido um variado cardápio de bebidas pela Abrasel Hortênsias, que conta com opções de chopes, cervejas, vinhos, espumantes e refrigerantes. 

A lista com os restaurantes e os pratos pode ser conferida abaixo:

BELLE VITRINE

– Risoto de costela marinada por 12 horas, depois assada, acompanhado de crispy de couve.

CASA GALO

– Sanduíche de Cordeiro com Fondue de Brie: baguete de parmesão, maionese, cordeiro grelhado ao vinho tinto, cebolas roxas, fondue de queijo brie, crocante de parmesão, alface americana, batata chips e brotos de beterraba.

LE CHANTILLY

– Waffle de bruxellas com chocolate branco Laka e morangos frescos

CANDIDO’S PIZZA GOURMET

– Calabresa com cebola roxa.

– Di Parma: molho pomodorro pelati, muzzarella de búfala, tomate cereja, rúcula, presunto Parma e raspas de parmesão.

– Marguerite Gourmet: molho pomodorro pelati, muzzarella de búfala, molho pesto e manjericão fresco.

– Frutti Rossi: chocolate branco, frutas vermelhas reduzidas ao vinho e amêndoas laminadas.

CANTINA DI CAPO

– Ragu de lingüiça com polenta mole.

WASLA BURGER

– Hambúrguer Artesanal: pão, 150 gramas blend do Wazla, queijo mussarela, queijo cheddar, bacon fatiado, cebola caramelizada, alface, tomate e batata frita.

NARŌ CULINÁRIA JAPONESA

– Uramaki Narō: 10 Uramakis de salmão Philadelphia, molho aji amarillo, tarê e crisps de batata doce.

CASA DI PIETRO

– Bacalhau à Braz: bacalhau, ovos, batatas, cebola, alho, salsinha, azeitonas pretas, leite, azeite e arroz branco.

MALBEC

– La Plata Malbec: seleção de três preparos de carnes tradicionais do churrasco mundial: brisket preparado com black rub e assado por 6 horas, Buffalo Wings com molho Bbq com toque de laranja e pimenta tabasco na medida, linguiça de porco da casa tradicional do Malbec. Para acompanhar, batatas rústicas com alecrim, salada Americana com um toque de curry e mel, e um picles de pepino e cebola roxa com vinagre doce de maçã e mostarda.

JOSEPHINA

– Macarrão caseiro com molho sugo e parmesão, pancetta, tomate confit e burrata.

CANTIBELLO

– Iscas de frango frito empanadas na farinha panko, batatinhas assadas cobertas com raspas e queijo parmesão gratinado, pimenta biquinho e molhos rosé ou sour cream.

CARACOL CHOCOLATES

-Fondue in box de chocolate com morango ou marshmallow.

-Chocolate quente cremoso.

O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado ocorre até o dia 12 de setembro, com funcionamento todos os dias das 11h às 23h.