Na cidade de Gramado muitos dos seus principais pontos turísticos ficam localizados bem próximos ao centro da cidade e como a cidade também é bastante segura, é criado então o ambiente perfeito para quem visita a cidade, poder conhecer estes locais sem ter a necessidade de usar carros, ônibus ou algum outro meio de transporte, podendo todos eles serem visitados a pé.

Pensando nisso, desenvolvemos esse guia com locais próximos ao centro da cidade e que podem ser acessados facilmente com apenas alguns minutos de caminhada.

IGREJA SÃO PEDRO

Nosso primeiro local é a Igreja Matriz São Pedro, localizada bem no centro da cidade, a igreja é um dos locais mais visitados de Gramado. A sua construção data dos anos de 1917 onde foi construída originalmente em madeira, já durante a década de 40 ela foi totalmente reconstruída em pedra basalto inspirada no estilo arquitetônico romano, ganhando as feições apresentadas nela nos dias de hoje.

A parte da frente da igreja é ornamentada com estátuas dos 12 apóstolos em tamanho real e em sua lateral existe a fonte do amor eterno, onde você pode prender cadeados junto a fonte declarando todo o seu amor a alguém.

RUA COBERTA

Nosso segundo local é a Rua Coberta, ela fica quase em frente a Igreja Matriz São Pedro, e faz a ligação entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, sendo a sua extensão totalmente coberta e não havendo trânsito de carros por ela. 

A rua coberta costuma ser palco de grandes eventos que ocorrem em Gramado, como o Natal Luz de Gramado, comemorações da Páscoa em Gramado, Festival de Cinema de Gramado onde é o local do famoso tapete vermelho, feira do livro entre outros eventos.

Ela conta também com variadas opções gastronômicas, com diversos restaurantes, cafés e bistrôs, tornando ela assim um ótimo lugar para se visitar no horário do almoço ou da janta.

RUA TORTA

Nosso terceiro local é a Rua Torta, localizada a cerca de 7 minutos de caminhada da Igreja Matriz São Pedro, o local é um dos mais disputados para fotos entre os turistas. 

A fama do local vem em virtude de seu formato curvo pouco convencional, que lembra muito a Lombard Street localizada em São Francisco nos Estados Unidos, que é muito famosa em filmes.

Além disso, o local conta ainda com diversos canteiros de flores, e durante os grandes eventos da cidade como o Natal Luz de Gramado e a Páscoa costuma receber ornamentações especiais temáticas dos eventos. 

PRAÇA DAS ETNIAS

Nosso quarto local é a Praça das Etnias, localizada bem em frente a Rua Torta, ela foi criada com o intuito de mostrar para todos que visitam Gramado as raízes locais, assim como a história de seus colonizadores.

No local há vários atrativos, como casas inspiradas nas culturas alemãs, portuguesas e italianas, feira orgânica, feira de artesanato, a casa do colono onde você poderá encontrar produtos coloniais como mel, embutidos e queijos e os e os fornos de barro com cucas, pães e os famosos pãezinhos de linguiça que são sucesso entre os visitantes.

A Praça da Etnias também costuma receber decorações especiais em eventos, e é palco de algumas atrações do Natal Luz, como a Vila de Natal e a casa do Papai Noel.

LAGO JOAQUINA RITA BIER

Nosso quinto e último local é o Lago Joaquina Rita Bier, ele fica localizado a cerca de 5 minutos de caminhada partindo da praça das etnias, contando 17 mil metros quadrados de área, ele caracteriza-se por uma ilha cheia de flores ao centro do lago, fontes e araucárias que completam a paisagem.

O local também costuma ser palco de grandes atrações do Natal Luz de Gramado, como o Nativitaten e o Natalis, durante o período dos shows a visitação exclusiva ao lago fica impossibilidade em virtude da estrutura que é montada no local para os shows.

E aí gostou das nossas dicas? Já visitou algum desses lugares? Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais, para acompanhar mais conteúdos como esse. https://www.facebook.com/takingtriphttps://www.instagram.com/takingtrip/