Se você está planejando a sua viagem para Gramado, e está em busca de muita agitação e uma vida noturna animada, talvez seja necessário repensar a sua viagem, mas existem exceções. Tradicionalmente  a cidade de Gramado e as do entorno como Canela e Nova Petrópolis, costumam ser cidades mais calmas a noite, não tendo nelas uma quantidade muito expressiva de casas noturnas e de shows. Mas como toda regra tem a sua exceção, durante o período de realização do Festival de Cinema de Gramado, essa realidade muda.

Tradicionalmente ocorrendo sempre no mês de Agosto, o Festival de Cinema de Gramado costuma trazer uma grande quantidade de público e de artistas para a cidade, neste embalo do festival, muitos clubs e casas noturnas de vários cantos do Brasil trazem para a cidade neste período diversas festas dos mais variados estilos musicais como música eletrônica, sertanejo e pagode. Tornando essa a época do ano ideal para quem quer aproveitar o frio do inverno na Serra Gaúcha e ainda aproveitar o melhor que a noite oferece.

Já durante o restante do ano, o destaque fica pela grande quantidade de bares e pubs que existem na cidade. Menos agitados do que casas noturnas, eles são uma boa pedida para quem quer aproveitar o final do dia para descansar e conversar com familiares e amigos. Eles costumam ter um ambiente descontraído e muitos deles servem cervejas e chopes artesanais de produção própria ou de outras empresas aqui da região.

Outros dois excelentes programas para se fazer a noite em Gramado é, aproveitar a culinária local, com destaque aos restaurantes de fondue, e passear pelo centro da cidade. Como Gramado é uma cidade muito segura, passear pelo centro da cidade à noite vai lhe trazer uma experiência nova com destaque para época de Natal Luz, em que a cidade fica toda enfeitada com luzes e decorações especiais para o evento.