Quando ir a Gramado e Canela? Essa é uma pergunta que quase todo viajante faz quando está planejando uma viagem para a Serra Gaúcha, em especial para Gramado ou Canela, e a resposta é: Depende! Tudo vai depender do que você está em busca em sua viagem, se você está em busca de temperaturas mais frias ou amenas, se você está afim de agitação ou prefere mais a calmaria e dias com pouco movimento de pessoas, por isso nós preparamos esse guia para ajudar você nessa escolha.

As cidades de Gramado e Canela possuem, dois períodos de alta temporada, onde a cidade costuma receber uma grande quantidade de visitantes. O primeiro deles fica no inverno e compreende os meses de Julho e Agosto, esses são os meses mais intensos do inverno na região e costumam receber bastante visitantes por causa das férias de inverno que coincide com esse período e ao Festival de Cinema de Gramado, que tradicionalmente costuma ser realizado no mês de Agosto. 

O segundo período de maior movimento vai do final do mês de novembro até o início do mês de janeiro, nesse período estamos no auge do verão na região com temperaturas mais altas na casa dos 25ºC. O movimento nesta época se deve as férias de final de ano e principalmente a realização do Natal Luz de Gramado, que atrai visitantes de todo o país.

A tabela abaixo traz a relação mês, clima e movimento para auxiliar em sua escolha.

Mês - Clima - Movimento de pessoa

Janeiro - Quente - Moderado

Fevereiro - Quente - Baixo

Março - Quente - Baixo

Abril - Ameno - Moderado

Maio - Ameno - Moderado

Junho - Frio - Moderado

Julho - Frio - Alto

Agosto - Frio - Alto

Setembro - Frio - Moderado

Outubro - Ameno - Baixo

Novembro - Ameno - Moderado

Dezembro - Quente - Alto