A semana do dia 28 de julho começou fria na Serra Gaúcha, com previsões de haver até  a possibilidade de neve, uma forte onda de ar polar derrubou as temperaturas na região, tendo a cidade de Gramado registrado no dia de hoje 28 temperaturas próximas de 0ºC em algumas regiões ao amanhecer.

Todo esse frio ocorre por causa de uma área de baixa pressão também conhecida como ciclone, com ar extremamente gelado, que está atuando na região de Buenos Aires na Argentina e se desloca ao longo da semana até o sul do estado do Rio Grande do Sul.

Devido a esse sistema houve uma queda muito grande na temperatura, além de ocasionar fortes rajadas de vento com velocidades que variam entre 60 km/h a 80 km/h, fato que faz a sensação térmica da temperatura ser ainda menor, podendo chegar a incríveis -15ºC em algumas regiões dos campos de cima da serra gaúcha, segundo dados da MetSul.

Para você que está planejando conhecer a Serra Gaúcha, nós temos em nosso blog um guia com as temperaturas de cada mês do ano na região. Neste link você pode ver o do mês de Junho e neste link o do mês de Julho.